Sinopse
O filme narra a ascensão e o declínio de Cleópatra, rainha do Egito, sua luta para defender o império das ambições políticas e territoriais de Roma, e seu relacionamento com Júlio César e Marco Antônio.
Elenco
- Elizabeth Taylor .... Cleópatra
- Richard Burton .... Marco Antônio
- Rex Harrison .... Júlio César
- Pamela Brown .... alta sacerdotisa
- George Cole .... Flavius
- Hume Cronyn ... Sosigenes
- Cesare Danova ... Apollodorus
- Kenneth Haigh ... Brutus
- Andrew Keir ... Agripa
- Martin Landau ... Rufio
- Roddy McDowall .... Otávio
- Robert Stephens .... Germanicus
- Francesca Annis .... Eiras
- Grégoire Aslan .... Pothinus
- Martin Benson .... Ramos
- Desmond Llewelyn .... Senador
Principais prêmios e indicações
Oscar 1964 (EUA)
- Venceu nas categorias de melhores efeitos especiais, melhor fotografia - colorido, melhor figurino - colorido e melhor direção de arte - colorido.
- Indicado nas categorias de melhor filme, melhor ator (Rex Harrison), melhor edição, melhor trilha sonora e melhor som.
Globo de Ouro 1964 (EUA)
- Indicado nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor ator - drama (Rex Harrison) e melhor ator coadjuvante (Roddy McDowall).
Curiosidades
- Cleopatra é considerado o filme mais caro de todos os tempos; planejado para custar 2 milhões de dólares em 1962, sua produção custou 44 milhões de dólares em valores da época. Segundo valores atualizados em 2005, o filme custou 286,4 milhões de dólares. Com o relativo fracasso comercial, quase levou à bancarrota a 20th Century Fox, produtora e financiadora do filme.
- Por sua participação em Cleopatra, Elizabeth Taylor foi a primeira atriz de Hollywood a receber um milhão de dólares pela atuação em um filme. Até então o recorde era de Audrey Hepburn, que recebeu um salário de 750 mil dólares por "Bonequinha de Luxo".
- Logo no início das filmagens, Elizabeth Taylor adoeceu e, como praticamente todas as cenas necessitavam da sua presença, a produção foi paralisada por aproximadamente seis meses até que ela se recuperasse.
- Durante as filmagens, Elizabeth Taylor trocou de figurino 65 vezes, foi um record na época, mas foi batido em 1996, no filme "Evita", em que Madonna troca de roupa 85 vezes.
- Cleopatra foi a quinta refilmagem da história romanceada da rainha do Egito (as três primeiras no cinema mudo, a quarta em 1934 com Claudette Colbert), houve também uma versão com Vivien Leigh, em 1945.
- Foi durante as filmagens que Elizabeth Taylor e Richard Burton se apaixonaram e começaram um casamento de mais de uma década de duração.
Fotos
Fotos: Reprodução |
Trailer
Aproveitem!
Aproveitem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário